- WSL / Ricardo Malaver

Mais de 100 surfistas de 10 países vão competir no Billabong Señoritas Open Pro, que começa nesta quarta-feira na Playa Señoritas, em Punta Hermosa, no Peru. O evento realizado pela RDV Surf, estreia no calendário da World Surf League com o primeiro campeonato do ano na América do Sul. Até sábado, serão disputadas a penúltima etapa do Qualifying Series da temporada 2023/2024 da WSL South America e a primeira seletiva da categoria Pro Junior Sub-20 de 2024, com transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

O Billabong Señoritas Open Pro promoverá um total de quatro campeonatos nessa semana, pois as etapas do QS 1000 e do Pro Junior são combinadas para homens e mulheres competirem em Punta Hermosa. O evento acontece com o princípio da igualdade na premiação para as categorias masculina e feminina, incentivada pela World Surf League. No QS 1000 masculino, 57 surfistas de 7 países vão disputar o título no Peru e o do feminino são 25 concorrentes. No Pro Junior, são 47 participantes na competição masculina e 27 na feminina.

No total, serão 102 surfistas de 10 países se apresentando nas esquerdas perfeitas da Playa Señoritas A maioria é do Peru, com 50 competidores (34 homens e 16 mulheres), contra 33 do Brasil (26 homens e 7 mulheres), 6 da Argentina (4 homens e 2 mulheres), 5 do Chile (2 homens e 3 mulheres), 3 do Equador (2 homens e 1 mulher), 2 da Venezuela (1 homem e 1 mulher), mais uma surfista de Porto Rico, um dos Estados Unidos e até um da Croácia.

Daniella Rosas A peruana tricampeã sul-americana da WSL, Daniella Rosas, é uma das atrações - WSL / Daniel Smorigo

Entre os 71 homens, 24 vão participar só do QS 1000, 14 disputarão apenas a primeira seletiva sul-americana para o Mundial Junior da WSL e 33 se inscreveram nas duas competições. Entre as 31 surfistas da categoria feminina, 21 vão competir no QS e no Pro Junior, com 6 se inscrevendo só no Pro Junior e apenas 4 irão focar exclusivamente na disputa do título do QS 1000, as principais estrelas do surfe peruano no momento, Daniella Rosas e Sol Aguirre, além de Melanie Giunta e Leilani Aguirre.

Daniella Rosas é a atual campeã sul-americana da WSL South America da temporada 2022/2023, quando conquistou seu terceiro título e repetiu um feito até então único da também peruana Anali Gomez. Já Sol Aguirre, é recordista com impressionantes quatro títulos sul-americanos da categoria Pro Junior Sub-20. No início deste ano, Sol foi semifinalista no Mundial Junior da WSL na Califórnia e agora vai focar sua carreira nas etapas do QS, buscando classificação para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite da World Surf League.

Sol Aguirre Sol Aguirre é recordista com 4 títulos sul-americanos na categoria Pro Junior - WSL / Daniel Smorigo

O ranking regional da WSL South America classifica 3 surfistas e 1 é convidada pela WSL para completar o time sul-americano no Challenger Series 2024. No momento, as três vagas estão sendo ocupadas por surfistas do Brasil, Tainá Hinckel em primeiro lugar, Sophia Medina em segundo e Laura Raupp em terceiro. Depois, vem outra brasileira em quarto lugar, Isabella Nalu, seguida pela argentina Vera Jarisz em quinto e as peruanas Arena Rodriguez Vargas em sexto e Melanie Giunta na sétima posição.

O Billabong Señoritas Open Pro é a penúltima etapa para fechar esta lista e definir os campeões sul-americanos de 2023/2024 da WSL South America. Na temporada passada, pela primeira vez na história, os dois títulos foram conquistados pelo Peru, por Miguel Tudela e Daniella Rosas. Ambos não conseguiram um bom desempenho no Challenger Series em 2023. Miguel acabou sofrendo uma contusão e só participou de uma das nove etapas já realizadas pela temporada 2023/2024 da WSL South America. Ele está na 83.a posição no ranking que classifica os 7 primeiros e Daniella Rosas ocupa a 25.a colocação.

Miguel Tudela Miguel Tudela vencendo o QS 5000 de Saquarema no Brasil em 2022 - WSL / Daniel Smorigo

Assim como na categoria feminina, todas as 7 vagas estão com surfistas do Brasil no momento, Ian Gouveia (1.o lugar), Mateus Herdy (2.o), Cauã Costa (3.o), Rafael Teixeira (4.o), Luel Felipe (5.o), Heitor Mueller (6.o) e Edgard Groggia (7.o), que é o cabeça de chave número 1 do QS 1000 no Billabong Señoritas Open Pro. Ele vai tentar subir no ranking para se afastar da zona de perigo e chegar mais tranquilo na última etapa, que será disputada em março no Brasil.

Edgard Groggia e Miguel Tudela, são dois dos 16 cabeças de chave que só irão estrear na terceira fase do QS 1000 em Punta Hermosa. O brasileiro foi escalado na primeira bateria, junto com Lucca Mesinas, o único surfista do Peru que já integrou a elite masculina dos melhores do mundo que disputam o World Surf League Championship Tour. Outros 16 pré-classificados entram na segunda fase e 25 foram divididos nos 8 confrontos da rodada inicial.

Edgard Groggia Edgard Groggia é o cabeça de chave número 1 do Billabong Señoritas Open Pro - WSL / Daniel Smorigo

No Pro Junior masculino, também têm 16 cabeças de chave que entrarão só na segunda fase do Billabong Señoritas Open Pro, com os outros 31 participantes escalados nas 8 baterias da primeira fase. Nas duas competições da categoria feminina, tanto no QS 1000 como no Pro Junior, todas as surfistas vão estrear nos 8 confrontos da primeira fase. A Playa Señoritas já sediou um QS 1000 masculino em 2019 e agora será palco de um QS e Pro Junior masculino e feminino.

O Billabong Señoritas Open Pro é uma realização da RDV Surf e conta com patrocínio de marcas como Billabong, Motorola, Monster, Isdin, Menorca Collection, entre outras, além do importante apoio da Prefeitura de Punta Hermosa. A competição será transmitida ao vivo de Señoritas pelo WorldSurfLeague.com e a RDV Surf também já confirmou a terceira edição do Billabong Punta Rocas Pro para o mês de novembro no Peru.

Para mais informações do Billabong Señoritas Open Pro:

Contato de Imprensa: Estrella Rios - (51) 995-555-171 e rdv@zsports.com.pe https://zports.com.pe/rdv-surf Instagram: https://www.instagram.com/rdv.surf/

SomosDelMarSeámosloSiempre

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.