- WSL / Jack Barripp

Os brasileiros Phil Rajzman e Jefson Silva e o peruano Piccolo Clemente, perderam na quarta fase do Taiwan Open of Surfing e terminaram em nono lugar no ranking mundial de Longboard de 2018 da World Surf League. É a mesma posição que ficaram as brasileiras Chloé Calmon e Atalanta Batista na categoria feminina, encerrada no sábado com vitória da adolescente de apenas 17 anos, Soleil Errico, na final norte-americana com Rachael Tilly nas ondas de 2-3 pés em Jinzun Harbour. A decisão do título masculino será neste domingo, com as quartas de final começando as 7h00 na Ilha Taiwan, 21h00 do sábado no horário de verão do Brasil.

Jefson Silva at the 2018 World Longboard Championship Jefson Silva - WSL / Tim Hain

O bicampeão mundial Phil Rajzman foi o primeiro a competir no sábado e estava passando para as quartas de final até os últimos minutos da bateria, quando o australiano Harley Ingleby surfou sua melhor onda. Ele recebeu nota 7,30 dos juízes para eliminar o brasileiro por 13,23 a 12,67 pontos, com o sul-africano Steven Sawyer vencendo por 13,73.

Outro bicampeão mundial foi barrado no terceiro confronto do sábado nas ondas de Jinzun Harbour. O peruano Piccolo Clemente enfrentou os irmãos franceses Antoine e Edouard Delpero, que venceu esta etapa do Mundial de Longboard em Taiwan no ano passado. O defensor do título fez o maior placar do dia para vencer a bateria, 16,20 pontos. Seu irmão passou em segundo com 14,16, contra 13,73 do peruano Piccolo Clemente.

Piccolo Clemente At the 2018 Taiwan Open Of Surfing World Longboard Championships. Piccolo Clemente - WSL / Jack Barripp

A única chance de um título mundial sul-americano ficou então para o brasileiro Jefson Silva, mas ele também foi derrotado na disputa pelas últimas vagas para as quartas de final. O máximo que ele conseguiu foi nota 6,23 em sua melhor onda, insuficiente para superar seus oponentes. O norte-americano Cole Robbins venceu por 13,83 pontos e o havaiano Kai Sallas despachou o brasileiro por 12,74 a 11,66 nas duas notas computadas.

QUARTAS DE FINAL - As quartas de final vão abrir o último dia do Mundial de Longboard no Taiwan Open of Surfing. O sul-africano Steven Sawyer enfrenta o californiano Tony Silvagni na primeira bateria. Na segunda, entra o tricampeão mundial e defensor do título, Taylor Jensen, também dos Estados Unidos, com o australiano Harley Ingleby. A terceira será entre o francês Edouard Delpero e Kai Sallas. E Antoine Delpero disputa a última vaga para as semifinais com o norte-americano Cole Robbins.

Phil Rajzman At the 2018 Taiwan Open Of Surfing World Longboard Championships. Phil Rajzman - WSL / Jack Barripp

CAMPEÃ MUNDIAL - Os americanos são maioria com metade dos oito finalistas no masculino e também dominaram o pódio feminino. A grande final terminou com Soleil Errico igualando um recorde da sua adversária, Rachael Tilly, ao conquistar o título mundial com apenas 17 anos. Na mesma idade, Rachael também foi campeã em 2015, mas Soleil não deu qualquer chance para ela conseguir o bicampeonato e dominou toda a bateria.

A vitória foi consumada com a nota 8,23 recebida na quinta onda surfada por Soleil Errico. Ela já tinha feito uma outra onda boa que valeu 7,73 e ainda jogou fora um 7,13 da última que pegou. A ainda adolescente californiana que derrotou duas vezes a vice-campeã mundial de 2016 e 2017, a brasileira Chloé Calmon, em Taiwan esse ano, garantiu o título mundial de 2018 por um placar de 15,96 a 14,17 pontos de Rachael Tilly.

Soleil Errico is the Winner of the 2018 Taiwan Open Of Surfing World Longboard Championships. Soleil Errico - WSL / Jack Barripp

"Eu nem sei o que dizer agora e isso tudo parece um sonho", disse Soleil Errico. "Estou feliz que valeu a pena todo o trabalho duro que fiz. Foi uma semana incrível e, para ser sincera, nunca pensei que terminaria assim. Eu só queria ir melhor do que no ano passado e fazer a final com a Rachael (Tilly) foi muito legal. Nós já nos enfrentamos várias vezes, ela é uma surfista incrível e uma competidora muito difícil de bater. Então, eu sabia que seria difícil e ela começou muito bem a bateria. Estou feliz por ter conseguido pegar boas ondas para vencer, mas, como já disse, nem consigo acreditar que tudo isso que está acontecendo é real".

Antes de derrotar a campeã mundial de 2015 na bateria que fechou o sábado do Taiwan Open of Surfing, Soleil Errico barrou a vencedora do título de 2016, a também norte-americana Tory Gilkerson. Foi uma bateria disputada onda a onda e só decidida no final. Gilkerson quase consegue a segunda vaga na decisão, mas a nota 6,13 recebida na última onda foi insuficiente para virar o placar, encerrado em 12,10 a 12,00 pontos.

Rachael Tilly At the 2018 Taiwan Open Of Surfing World Longboard Championships. Rachael Tilly - WSL / Jack Barripp

Na primeira semifinal, Rachael Tilly derrotou a defensora do título mundial, Honolua Blomfield. A americana liderou o confronto desde a nota 7,17 da sua primeira onda. A havaiana começou com 5,93 e o máximo que conseguiu depois foi 6,57. Mas, também na última onda, a californiana acertou todas as manobras de novo para ganhar 7,77 e fechar a vitória por 14,94 a 12,50 pontos. Honolua Blomfield e Tory Gilkerson ficaram empatadas em terceiro lugar no ranking mundial de 2018 de Longboard da World Surf League.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.